quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Por toda minha vida: Raul Seixas terá homenagem na TV




FONTE:CORREIO* :-)



Raul Seixas (1945-1989) é um dos maiores mitos nacionais. Isso ninguém contesta, até mesmo aqueles que não engordam as hordas de fanáticos que o idolatram como o maior letrista do país. Demorou, portanto, para que o baiano ganhasse homenagem no especial Por toda minha vida (Globo), que já biografou Elis Regina, Tim Maia, Renato Russo, Chacrinha e Dolores Duran.


O programa, no entanto, só deverá ser exibido no ano que vem. Elaborado no núcleo de RicardoWaddington, o episó (Janela da alma e Pro dia nascer feliz),pesquisa de Sílvio Essinger e roteiro de George Moura.

Além disso, sabe-se muito pouco. Somente que o ator Júlio Andrade (Patrício, da novela Ciranda de Pedra), que foi escolhido por teste, viverá Raulzito. Se vai cantar ele mesmo as músicas do Maluco Beleza, também não há nada certo.

Segundo a assessoria da emissora, as gravações ainda não começaram, por isso a cúpula do programa ainda vai decidir sobre isso. Com experiência no cinema, Júlio acumula filmes de diversas linhagens. Dos pops O homem que Copiavae Meu tio matou um cara (ambos de Jorge Furtado), ao drama Sal de prata (Carlos Gerbase/João Baptista Conrado/ Holmes Padilha), passan- do pelos pesados Cão semdono (Beto Brant) e Batismo de sangue (Helvécio Ratton). Em 2009, deve reaparecer nas telona sem Hotel Atlântico, novo longa de Suzana Amaral, do qual fazem parte também Mariana Ximenes, João Miguel e Helena Ignez.

Para viver Paulo Coelho, que ainda não era mago quando fazia música com Raul, foi escalado o estreante Pietro Sargentelli (foto ao lado), que vinha atuando na direção de clipes, como os que fez para Cidade Negra, Jota Quest e Dibob.

O irmão de Raul, Plínio Seixas, vai ser interpretado na infância pelo menino Bruno Abraão (Xuxa e os duendes 2). 'Não tive participação na escolha do elenco, eles só ligaram para mim, para Plínio e para muitos amigos de Raul, perguntando tudo sobre a vida dele, sobre a infância em Salvador, sobre o colégio...', diz Kika Seixas, uma das ex-mulheres do cantor e compositor, que junto com a filha Vivian é responsável pelo patrimônio artístico do ex-marido.

DOCUMENTÁRIO Ela conta que está tocando o projeto do documentário sobre Raulzito, que será dirigido por Walter Carvalho (Janela da alma). 'Queremos lançar também em DVD, além de nos cinemas, porque não existe nenhum DVD sobre Raul no mercado', anuncia Kika.

A idéia do longa é mostrar a tumultuada vida do roqueiro baiano, desde o início da carreira, no grupo Os Panteras, até o final, quando pereceu combalido pela diabetes, hipertensão e alcoolismo, aos 44 anos. A produção terá entrevistas, shows e filmagens feitas pelo próprio Raul.

Paulo Coelho foi parceiro de Raulzito.


Antes de ser o escritor vivo mais traduzido (67 línguas) mundo afora, com cemmilhões de livros vendidos em 160 países, Paulo Coelho, 61, foi parceiro de Raul Seixas numa época de muito sexo, drogas e rock'n'roll. Pelos resultados, percebe-se que a química deu mais do que certo. Fundaram uma sociedade alternativa (a Krig-Ha) e até se envolveram com o diabo. Mas, acima de tudo, fizeram música. Cerca de 30, entre elas os sucessos A maçã, Al Capone, Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Sociedade alternativa e Tente outra vez, hoje, clássicos do rock nacional.

Das muitas histórias que coleciona da relação com Raulzito, uma em especial Paulo Coelho guarda com um certo amargor na boca. Foi em 1974, no auge da ditadura militar, quando caiu na besteira de proclamar a anarquia como estilo de vida ideal no meio de um show de Raul. Os dois foram presos, claro. Em cana um mês, Paulo foi severamente torturado, largado, completamente nu, numa cela escura, com o ar-condicionado ligado no máximo, onde havia o som constante de uma sirene apitando em volume altíssimo.

Um comentário: