sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Notícias do Mania de Forró!

Saiba as notícias que foram informadas no programa Mania de Forró de hoje, comandado por Aparecido Silva.
Gatinha Manhosa grava seu segundo DVD
A banda Gatinha Manhosa fará uma noite inesquecível que marcará o movimento forrozeiro. O fruto do grande show será a gravação do DVD "Gatinha Manhosa, túnel do tempo- VOL.2". O encontro com cantoras renomadas e performistas do mundo do forró contou com a iniciativa do cantor e compositor Edson Lima, líder da banda Gatinha Manhosa. As participações especiais serão:   KÁTIA CILENE, BETE NASCIMENTO, ÂNGELA ESPÍNDOLA, SIMARA PIRES, JEANNY LINS E RITA DE CÁSSIA
Banda aviões e a gravação do DVD

 Durante o evento "Todo mundo vai" que ocorreu no sábado, 16,  na capital baiana, a banda Aviões do Forró gravou o seu segundo DVD. O show contou com a presença de grandes performances a exemplo de um strip-tease dos vocalistas em pleno palco. Estima-se que 45 mil pessoas foram contemplar o trabalho de uma das bandas mais famosas de forró na Bahia.

Limão com Mel gravará seu DVD em Recife 

A banda Limão com Mel anunciou oficialmente em seu site a cidade escolhida recepcionará o show com direito a gravação do sétimo DVD de carreira : Recife (PE). O critério foi baseado no resultado da enquete lançada há três meses no site da banda. A capital pernambucana ganhou com 22% em detrimento da baiana, com diferença de apenas um ponto. As sugestões de fãs no site também colaboraram para o título do DVD e, consequentemente, da turnê de 2011 da banda: "Um show de emoções".



Mais sobre as notícias quentes do mundo forrozeiro, ouça na rádio Facom o programa "Mania de Forró", às sextas-feiras das 10h às 11h!

 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

As estreias do fim de semana

O fim de semana será repleto de novidades nos cinemas brasileiros. Confiram as obras que já entraram em cartaz e divirtam-se:

Piranha
Um tremor subaquático libertou um cardume de piranhas agressivas pré-históricas. É aquele negócio do bicho estranho que começa a matar todo mundo.


Atividade Paranormal 2

Para tentar solucionar a onda de invasões que a casa em que moram passa, uma família decide instalar um circuito fechado de câmeras. Eles descobrem que os distúrbios têm origens sobrenaturais. É aquele tipo de filme paradão que quando você menos espera te assusta.

Instinto de Vingança

Terry é um pai solteiro que tem de cuidar de uma filha que sofre de uma doença rara nos ossos. Ele também tem seus problemas de saúde e acabou de receber um transplante de coração. O órgão o leva a uma perigosa jornada para descobrir quem matou o doador.


Homens em Fúria

Stone foi condenado a prisão por ser um incendiário. Sua chance de sair em liberdade passa pelo agente de condicional Jack. O criminoso fará de tudo para manipular Jack a soltá-lo, nem que precise envolver sua esposa na jogada. Podem esperar coisa boa em filme com Robert De Niro.

O Solteirão

Depois de descobrir que poderia ter um problema cardíaco, Ben resolveu aproveitar a vida. Com isso, vieram problemas matrimoniais e financeiros. Agora ele assiste sua vida desmoronar por causa de suas escolhas. Michael Douglas tem o papel principal.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Los Hermanos em Salvador

A banda fluminense Los Hermanos, composta por Marcelo Camelo (vocal), Bruno Medina (Teclados), Rodrigo Amarante (Guitarra) e Rodrigo Barba (bateria), apresentaram ontem e hoje em Salvador, na Concha Acústica (Teatro Castro Alves).A cidade soteropolitana foi uma das cidades escolhidas para a nova turnê da banda pelo Nordeste, além de Recife e Fortaleza. Após três anos de hiato, os integrantes se apresentaram também no Festival do SWU (Starts With You – Começa Com Você, movimento de conscientização em prol da sustentabilidade) que ocorreu em Itu, nos dias 9, 10 e 11 de Outubro.
Para o desagrado dos fãs, não há previsão de volta da banda. No site do G1, Bruno Medina alegou que o grupo não continuará definitivamente, devido aos projetos paralelos dos integrantes. Abaixo segue o video de abertura do show de ontem, dia 17 de Outubro.






E ai, o que vocês acharam do show? Comentem abaixo no post!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Especial - Rap: Força de expressão contra a opressão


          O Rap é um estilo musical composto de rimas e poesias acompanhadas por uma batida. Transladado para o Brasil dos Estados Unidos (país que universalizou o estilo), tal música tornou-se um meio de expressão das periferias de quase todas as cidades urbanas do Brasil. Atualmente, devido à inclusão digital e, consequentemente, ao meio fácil e gratuito de divulgação dos músicos independentes, o rap ganha força e promove a “democratização” do cenário musical.
         Originado do R&B, o rap é um dos cinco pilares fundamentais do hip-hop. Desenvolveu-se na Jamaica, nos anos 60, e semeou nas terras do Tio Sam depois de uma forte imigração de jovens jamaicanos no país. O rap foi disseminando nos guetos de Nova Iorque na década de 70 e, anos depois, tornou-se um mercado popular e lucrativo. O Rap é, mais do que um gênero musical, um estilo de vida. Vários elementos estão associados ao estilo: os duelos musicais, a liberdade da rua, a imagem do MC (os cantores de Rap, abreviatura para mestre de cerimônias), a força da palavra e a voz dos marginalizados.
          Atualmente, nos EUA, a demanda mercadológica criou uma classe de rappers ricos, que falam apenas de carros, mulheres e bebidas. Porém, a significação do rap no Brasil é diferente: continua sendo um estilo de protesto, contra a desigualdade social, a violência e o preconceito racial. Está em um mercado emergente e em ascensão.
Banda de Rap brasileiro: 157 Nervoso
Segundo o lingüista e compositor Luiz Tatit, o rap-canção passou a representar “a mais pura essência da linguagem da canção pela proximidade que mantém com a fala”. Uma “canção” que, diga-se de passagem, está mais relacionado ao canto, pois o rap é formado mais pelo seu discurso e letra do que pela importância de sua melodia. O pesquisado musical José Ramos Tinhorão fala, em suas pesquisas, da proximidade do rap com o canto-chão (ou canto gregoriano, originado de cerimônias da liturgia católica do século IX). O rap é um estilo que retoma às origens da música ocidental, pois volta “à música da palavra”. Em entrevista dada ao programa Roda-Viva, em 2000, Tinhorão opinou sobre o brasileirismo do rap: “o rap tem uma coisa interessante para falar. O rap é a embolada [gênero musical nordestino com melodia declamatória e versos cantados rapidamente]. É embolada de americano. Esse negócio de pegar a linguagem falada e pegar o próprio ritmo das palavras como se fosse música, isso é o que a embolada já fazia: "Espingarda, pa, pa, pa, pa...", com um pouco mais de melodia. Então, o americano não vem que não tem. O rap já estava inventado no Brasil com o nome de embolada há muito tempo”.
               Mais do que canto ou estilo, o rap é expressão, é poder das palavras. Torna-se, nas periferias das grandes capitais, uma forma de resistência à violência que ronda esses meios. Algumas pessoas tiveram a oportunidade de sair do caminho “determinado” por essa realidade para promoverem e produzirem essa expressão artística. “A saída não é matar o trabalhador, tampouco se matar trabalhando, mas transformar a precariedade e o desafio em letra de música, como se fosse uma denúncia”, disse um dos rappers mais conhecidos no Brasil, MV Bill.


Mais sobre esse estilo musical, ouça a rádio Facom e confira todas as sextas, a partir das 16h, o programa Espaço Rap, comandado pelo nosso monitor da tarde Elton Andrade.

Ainda não fez a sua playlist? Não perca tempo!



A Rádio Facom continua com o projeto "Manhã no Aquário"! Todos os dias de manhã, a rádio disponibiliza um horário para a reprodução de playlists criadas pelos próprios ouvintes. Suas músicas preferidas agora podem passar sucessivamente no comecinho da rádio!

Mande sua playlist de 15 a 20 músicas para o email ouvintefacom@gmail.com, dizendo seu nome e curso. Aproveite também e dê sugestões para melhorarmos a rádio e a sua programação.Estamos esperando!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Evento Musical DARKTRONIC


Nos dias 6 e 13/10 na Praça Pedro Arcanjo e nos dias 9 e 16/11/2010, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, acontece a 12ª edição do tradicional evento musical da cena alternativa soteropolitana: o DARKTRONIC.

Concebido em 2004 pela Raven Produções, com o objetivo de explorar a temática gótica, congregando em um único espaço Djs e bandas, para tocar desde o rock a música eletrônica, seis anos e 11 edições depois o evento já possui uma longa estrada de realizações: conquistou um público fiel, reunindo em um único local, amantes da temática gótico/dark, apreciadores de música eletrônica e do rock, consumidores de arte e afins, além de curiosos; agregou novos estilos musicais e outras manifestações artísticas, como projeção de vídeos, performances circenses, instalações, entre outras, consolidando-se um evento multicultural e multimídia; alcançou destaque local, regional e nacional.

Para celebrar esta trajetória de sucesso, os produtores do evento, apoiados pelo Edital Tô no Pelô/IPAC, prepararam uma edição comemorativa no Pelourinho, intitulada DARKTRONIC LIVE. Este edição vem com um line up especial, reunindo uma série de artistas locais e de outros estados. Além do palco principal o evento contará com um lounge multimídia, uma arena eletrônica para os DJs, performances de artes plásticas, poesia e zombie walks.

Mais informações no blog: www.darktronic.blogspot.com

Release enviado por Eduardo Mafra

“Nosso Lar” é o maior sucesso do cinema brasileiro em 2010

O filme “Nosso Lar”(adaptação do livro de mesmo nome psicografado por Chico Xavier) acumula até agora 3.418.358 espectadores e renda de R$ 31.401.986,00. É o filme brasileiro de maior sucesso em 2010. É a terceira maior bilheteria da história do cinema nacional, perdendo apenas para “Se Eu Fosse Você 2” (R$ 50.547.885,00) e “2 Filhos de Francisco” (R$ 36.736.717,00).

A obra conta a história de um médico que após morrer acorda em um mundo espiritual. A partir daí, o filme acompanha a trajetória deste médico bem-sucedido pelo mundo espiritual desde os seus primeiros dias, numa dimensão de dor e sofrimento até ser resgatado para uma cidade espiritual cujo nome intitula o filme.

Muitos filmes com temáticas transcendentais fizeram sucesso por muitos anos mundo afora. “Ghost - Do outro lado da vida”, “Sexto sentido”, "Bezerra de Menezes – O diário de um espírito", "Além da eternidade", "O mistério da libélula" e "Amor além da vida" são alguns exemplos de obras com temáticas que tratam do para além da vida que tiveram sucesso no cenário fílmico mundial.