quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Bolsa Eiffel para Master e Doutorado

Estudantes em nível de mestrado ou doutorado tem a oportunidade de concorrer à uma bolsa de estudos para permanecer durante todo o período do curso na França, devido a dois programas de bolsas de excelência do Ministério das Relações Exteriores da França para estudantes internacionais admitidos em instituições francesas de ensino superior: Eiffel Master e Eiffel Doctorat. A seleção final é realizada pela Associação ÉGIDE.

Eiffel Master

A bolsa é de 1.181€ mensais para a realização de uma formação de nível Master (especialização ou mestrado) e é concedida pelo tempo necessário para a obtenção do diploma. Porém, há uma ressalva: somente os estudantes com até 30 anos podem concorrer. Para essas bolsas, as áreas de estudos contempladas são: engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas.

Eiffel Doctorat

Esta bolsa é de 1.400€ mensais para financiamento de dez meses de mobilidade no caso da preparação de uma tese de doutorado em co-tutela ou co-orientação (preferencialmente o 2º ou 3° ano de doutorado). Para concorrer a esta bolsa, que contempla as áreas de ciências da engenharia e exatas (física, química, ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas, o candidato deve ter no máximo 35 anos.

Candidatura

Primeiro é preciso candidatar-se a um Master ou Doutorado na universidade ou escola francesa de sua escolha, pois é a instituição de ensino que deverá fazer o pedido de bolsa para você. As candidaturas encaminhadas diretamente à ÉGIDE pelo estudante serão desconsideradas.
Ao candidatar-se ao curso, manifeste à instituição seu interesse em concorrer a uma bolsa Eiffel. Ela irá avaliar seu pedido segundo critérios de excelência acadêmica.

Prazos

Mas é perciso ser rápido, pois as instituições francesas têm até o dia 09 de janeiro de 2009 para realizar o pedido de bolsa. Ou seja, seu dossiê de candidatura ao Master ou Doutorado deve chegar até ela bem antes disso!


Para saber mais:

Alliance Française Bahia

Égide Bourses d'excellence Eiffel


Escute o Francofonic, o programa sobre cultura francesa da Rádio Facom. Todas as terças, às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário