quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Música do Metallica acalma macacos, diz estudo

Estudo compara efeitos emocionais da música em primatas.
Metallica foi a única música composta para humanos a ter efeito nos animais.

Fonte: G1

Um estudo realizado pelo pesquisador norte-americano Chuck Snowdon e o violoncelista David Tele comparou os efeitos de músicas compostas para humanos em macacos e descobriu que Metallica tem o efeito de acalmar os saguis-de-cabeça-branca.

O estudo colocou a música “Of wolf and man” do Metallica, além de “The grudge” da banda Tool, um trecho de piano do disco “The fragile” do Nine Inch Nails e o “Adágio para cordas” de Samuel Barber para um grupo de 14 saguis. A músia do metallica foi a única que teve efeito sobre o bando, acalmando os animais.

O estudo, pulbicado no “Biology Letters”, quer entender se outros animais têm a mesma relação emocional com a música que os humanos. “Os componentes dos gritos humanos e animais podem ser muito similares, e de uma perspectiva evolucionária, estamos descobrindo que padrões de notas, dissonâncias e ritmo são importantes para comunicar estados afetivos tanto em animais quanto em pessoas”, diz Snowdon ao jornal britânico “The Guardian”.

Eles ainda chegaram a compor músicas exclusivas para os saguis – uma das faixas os acalma, com notas longas, e outra, lembrando gritos de alerta, põe o grupo em alvoroço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário