quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Conselho Universitário da UFBA discute segurança




Foi realizada nesta quinta, 20 de Agosto, no PAF III(Pavilhão de Aulas da Federação) uma reunião do CONSUNI (Conselho Universitário) em caráter extraordinário, com o objetivo de discutir propostas visando melhorias no sistema de segurança da Universidade Federal da Bahia. O que motivou a reunião foi o estupro sofrido por uma estudante do Instituto de Dança na manhã de terça, 19 de Agosto.
A reunião do conselho começou às 16 h e acabou às 19h. Mais cedo, às 11h, os estudantes realizaram uma assembléia conturbada no auditório da reitoria onde foram decididas algumas medidas a serem apresentadas no conselho. Entre elas a criação de um fórum para discutir a violência contra a mulher, paisagismo de segurança com preservação da vegetação, abertura de concurso para guarda universitária (emergencialmente, uma seleção simplificada), assistência à vítima e a retratação pública da administração da Universidade pela declaração do vice-reitor, que afirmou estar a jovem em condições propícias para que ocorresse a violência sexual.
O reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, escutou as propostas sugeridas por todos os conselheiros (estudantes, professores e servidores) e pediu que todas elas fossem anotadas. Foi sugerida a criação de uma comissão para discutir as propostas e o Conselho Universitário voltará a se reunir na próxima terça. Ao final da reunião os estudantes pediram a paralisação das aulas, mas o reitor não atendeu. Encerrou a sessão e saiu do auditório recebendo uma sonora vaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário