terça-feira, 28 de abril de 2009

Podcast do Francofonic

Francofonic, le Brésil en syntonie avec la France. Ouça o programa veiculado em 27 de abril de 2009 na íntegra.
.

Você pode e deve escutar o Francofonic AO VIVO toda terça, às 13:30, na Rádio Facom e, claro, acompanhar as matérias, podcast e dicas disponíveis em nosso blog www.francofonic.blogspot.com

.

Podcast do 7 LIST de 7 meses com as 7 mais!

Não tem pra onde fugir, está no hora de baixar e ouvir o podcast do 7 List!




Muita coisa rolou neste últimos sete meses, mas não há como negar: foi muito bom!
O Top Top do seu rádio fez por onde ser considerado um dos mais bem produzidos e executados programas do rádio baiano e você, caro amigo e ouvinte, não pode perder!






Nesta temporada, toda QUARTA às 11:30 na Rádio Facom.
Reprises todas segundas, às 17h.

Realização:
Carolina Garcia*
Edinaldo Junior
Larissa Oliveira
Manuca Ferreira
Nina Neves
Rafaela Chaves

Agora, você pode acompanhar o 7List passo a passo. Confira nosso twitter: www.twitter.com/7list

Para sugerir temas, envie um email para 7listradiofacom@gmail.com e aquariofusca@gmail.com ou entre em contato pelo telefone 3283-6184

Falta de patrocinador suspende festival de jazz nova-iorquino


O Festival JVC Jazz não ocorrerá neste ano no formato que acontecia desde 1984, devido a uma questão de patrocínio.

Um porta-voz da JVC, uma companhia japonesa, informou que a empresa não vai patrocinar nenhum evento de jazz em 2009. A companhia ligou seu nome ao festival de jazz em 1984 e o patrocinava desde então.

"A JVC está orgulhosa da associação com festivais de jazz, mas o mercado no qual a JVC compete hoje mudou dramaticamente, e a JVC escolheu redirecionar nossas atividades promocionais em uma direção diferente", afirmou Terry Shea, porta-voz da JVC nos Estados Unidos.

O produtor cultural e quem conseguiu o primeiro acordo com a JVC, George Wein, 83, afirmou que produzirá, no lugar do evento, três shows no Carnegie Hall em junho, quando normalmente o evento acontecia. Ele escolheu nomes que dão retorno financeiro certo como Diana Krall e o pianista e cantor britânico Jamie Cullum.

No ano passado, o festival de duas semanas foi palco de quase 40 shows, incluindo performances de Herbie Hancock, Chris Botti e do brasileiro João Gilberto. Além deste calendário, ao evento se somava cera de 200 acontecimentos adicionais em clubes, escolas, museus e outros locais.


Leia essa notícia na íntegra em Folha Online

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Baixe música do novo disco do Natiruts no blog da Rádio Facom

Exclusivo!! Os ouvintes da Rádio Facom e apreciadores das músicas do Natiruts podem baixar no blog da Rádio a canção Facom a "Groove Bom", do mais novo álbum da banda.

A canção faz parte do disco novo da banda de reggae, "Raçaman", que será lançado no dia 8 de maio com show no Credicard Hall. Além do Natiruts, também se apresentam na festa o DJ Yellow P. e o DJ e produtor inglês Mad Professor.

Previsto para ser lançado oficialmente no dia 09 de maio, em São Paulo, no Credicard Hall, o novo disco do Natiruts "Raçaman" promete manter a linha do trabalho anterior “Natiruts Reggae Power”.

O novo single, que leva o mesmo nome do disco, mantém a fórmula: reggae de raiz, MPB, dub e ragga com uma letra inteligente e direta, doa a quem doer. Mais precisamente uma pancada inteligente na crítica e até mesmo nos fãs do reggae, que fazem do estilo uma “passarela”, e muitas vezes se esquecem da atitude e ideologia de Rastafary, deixando a própria personalidade de lado ( “aperta um só pra achar que tá na consciência Rastafari, que ser cantor de reggae é imitar o Bob Marley, difícil é aparecer sendo você de verdade, sem inventar caô pra construir trairagem”).

Logo de cara Alexandre dá o recado: “ Ao contrário dos que torciam pela vitória do fracasso, estamos de volta. Apesar dos julgamentos infelizes e hipócritas, estamos de volta”.

Depois de passar por maus bocados e ter que administrar a saída de membros da formação original Juninho, Alexandre e Luis Maurício deram a volta por cima, chutaram o balde das gravadoras e conseguiram se manter vivos no meio de uma indústria fonográfica cada vez mais marcada por jabás. Em Raçaman os brasilienses falam na lata e mostram que apesar das inovações e mudanças por que passou a banda, a essencia reggae, em sua raiz, continua mais viva do que nunca!

Bem, o link está AQUI. Agora é só baixar e se preparar pra curtir o show dos rapazes.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Discografia do Pixies receberá reedições de luxo em junho

A banda norte-americana de rock alternativo Pixies anunciou nesta terça-feira (21), que seus álbuns de estúdio serão reeditados em duas caixas, cuja data de lançamento está programada para o dia 15 de junho.

A coleção, intitulada "Minotaur" incluirá os álbuns "Surfer Rosa" (1988), "Doolittle" (1989), "Bossanova" (1990) e "Trompe Le Monde" (1991), além do EP de estréia "Come on Pilgrim" (1987). Segundo o site da revista Billboard, ainda não foi decidido se serão incluídas faixas bônus.

"Minotaur" virá nas versões "Deluxe" e "Limitada". A primeira custará US$ 175 e trará os álbuns (e EP) em CDs de ouro 24 quilates e Blu-Ray e um livro de 54 páginas, além de um DVD com um show de 1991 na Brixton Academy em Londres e todos os clipes da banda.

A versão limitada, que virá numa caixa especial, será vendida por US$ 450 e traz também versões em vinil de 180 gramas de todos os discos, um livro de 72 páginas em capa dura e um pôster do artista gráfico Vaughan Oliver, responsável, junto com Simon Larbalestier, pela arte das duas edições de "Minotaur" e de todos os demais lançamentos do Pixies.

Formado em 1986 em Boston por Black Francis (guitarra e vocais), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo e vocais), e David Lovering (bateria), o Pixies se tornou uma das principais bandas do rock alternativo norte-americano a partir do ano seguinte com o EP de estréia, "Come on Pilgrim".

Seu estilo, marcado pelo contraste de partes melódicas e silenciosas com explosões de barulho deixou marcas visíveis no rock da década de 90, notadamente no Nirvana.

Após o fim da banda em 1993, o vocalista Black Francis se dedicou à carreira solo sob o nome de Frank Black. A baixista Kim Deal, por sua vez, se concentrou em sua banda paralela, o Breeders. Em 2004 o Pixies voltou para uma turnê internacional e tem feito aparições esporádicas desde então.

Dando uma força ao Pet

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Abril Pro Rock traz a international band Motörhead

17º ano do festival tem uma noite a menos e acontece neste fim de semana. Banda inglesa era considerada um sonho pela produção do festival.


O principal festival de música independente do país vai realizar um sonho na noite desta sexta-feira (17), quando o grupo inglês Motörhead subir ao palco no Recife para encerrar a primeira noite do Abril Pro Rock. Em sua 17º edição, a produção do APR encarou dificuldades e enxugamento, mas finalmente conseguiu fechar com os ícones do hard rock, com quem flertava há anos.

“Espero que seja um show histórico”, disse Paulo André, idealizador e organizador do Abril Pro Rock desde 1993, em entrevista. “Não é uma banda decadente. Não é desses grupos que ficou um tempo sem tocar, que mudou integrantes, nada disso. É uma banda que se manteve no mercado, que produz, que continua tocando e que é um ícone mundial. É a realização de um sonho.”

Além dos ingleses, grande aposta desta edição, o APR tem ainda Matanza, do Rio, e AMP, do Recife, entre os grupos escalados para esta sexta. No sábado, o encerramento fica por conta de Marcelo Camelo, do Los Hermanos, que tem público cativo e fiel no Recife, além de Mundo Livre S/A, Vanguart (MT) e Móveis Coloniais de Acaju (DF). Vão ser 15 bandas em duas noites, a edição paradoxal que, para ter sua maior atração em 17 anos, teve que enxugar sua programação que costumava ter três noites e já chegou a ver mais de 30 bandas por edição.

O sistema de festivais, diz Paulo André, um tanto desanimado, está em crise em todo o mundo, e o Recife vive uma época difícil, sem que a famosa cena pernambucana tenha um bom momento de casas de shows, de rádios e de divulgação de música. Além disso, mesmo sendo o festival de música pop e independente que acontece há mais tempo consecutivamente (são 17 anos), este ano o APR não tem um grande patrocinador, que costumava ser a Petrobras. “Por tudo isso, achamos melhor enxugar o festival para dois dias. Três dias de festival de bandas alternativas é muito para uma cidade como Recife, ainda mais sendo dois meses depois do carnaval.”


Apesar de Motörhead e Marcelo Camelo, listadas especialmente para atrair um público maior, talvez a principal função do Abril Pro rock seja o espaço dado às outras bandas, menos conhecidas, que muitas vezes ganham espaço nacional após tocar nesta “vitrine” do rock nacional. Para Paulo André, o APR consegue manter esta característica mesmo 17 anos depois da sua criação e em plena época da comunicação em rede, quando se torna mais fácil gravar e divulgar novos trabalhos.


“O circuito de festivais independentes no Brasil é a principal plataforma de inserção de um novo artista no mercado, que hoje não é mais fonográfico, mas um mercado próprio de festivais, que faz com que as bandas possam tocar, aparecer”, diz. É a participação nesses festivais, segundo ele, que catapulta uma banda com muito mais força de que qualquer página do MySpace. “Essas ferramentas, no Brasil, ainda não são suficientes em si. Elas não conseguem trazer mudanças significativas sozinhas. É importante, toda banda deve ter seu perfil, mas só colocar a música lá funciona apenas se houver um ‘hype’ em torno. Se as pessoas não tiverem como conhecer a banda, é só uma loteria.”


A aposta dele para este ano é em duas bandas de Pernambuco: AMP e Johnny Hooker. “Estamos tentando catapultar bandas novas, legais, com música boa gravada, mas que, se depender só dela no MySpace, não teria espaço.”

Leia mais

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Grade da Programação 2009.1



Clic na imagem para ver os detalhes.

Dancem macacos, dancem

Não costumo postar vídeos que não sejam relativos à proposta deste blog: sobre a programação da Rádio Facom, sobre assuntos da FACOM, música e entretenimento. Contudo, acho pertinente colocar algo interessante e de fácil compreensão...

Queria escrever mais, porem acho irrelevante falar demais, sobre o que o vídeo que está postado aqui. Trata-se, somente, de uma boa crítica à nossa "humanidade". Talvez você goste.

Bem, macacos dançam. Dancemos.

7 LIST em Podcast!

Agora você não tem mais desculpas para não ouvir um dos melhores programas do Rádio Baiano, o 7 LIST!

Este programa é feito para todos os gostos e idades. Ou seja, já passou da hora de você ouvir nossos queridos 'espanhóis' no aquário fusca.

Toda semana são listados 7 músicas que correspondem a um tema específico. Ou seja, diversão garantida toda santa semana!

O 7 LIST é apresentado, ao vivo, na Rádio Facom toda Quarta-Feira, às 11h30min. Leury, Edinaldo, Manuca, Rafinha, Nina Neves e Carol (recém chegada do Velho Mundo) apresentão e produzem este programa da Rádio Facom.

Ouça e baixe o podcast agora mesmo!


quarta-feira, 15 de abril de 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

Ouça o podcast do FACOM SOCCER

O Podcast do programa mais arrasador da Rádio Facom está bombando e você não pode perder! Ouça agora o FAcom Soccer e se divirta com nossos apresentadores, seus comentários criativos, e participações especiais totalmente embasadas e excelentes.

Facom Soccer, toda segunda às 13h!


Ajudando a Fraude!

Pois é, nossos fraudadores chegaram lá. Foi rápido, mas chegaram com notoriedade em seus, por enquanto, poucos segundos de fama na televisão.

Para comemorar, vamos listar aqui alguns notoriedades dos fraudadores, além, é claro, dos seus feitos capazes de produzirem grandes sensações...

Só um Adendo ( sem direitos autorais): falta um post no blog da Fraude sobre a velha nova edição da revista.

Pra começar:





Bom, despois deste momento "Pet",é hora de relaxar um pouco ( valeu Observatório ). No melhor estílo Fraude, vamos ouvir música francesa (desta vez sem hiperlinks com o FRANCOFONIC) do pessoal da Holden, uma bandinha franco-chilena da melhor qualidade:


rame>

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mania de Forró na Radio Facom, às 18 h.



A Rádio Facom, como 11 entre cada 10 baianos, não perde a oportunidade de dançar um bom forró.

Por isso está combinado: toda segunda, terça e quarta-feira, a partir das 18 horas, a Rádio Facom só toca forró, só fala de forró, só dança forró.

Arranja logo um parceiro e venha arastar o pé que É MANIA DE FORRÓ ao vivo na Rádio Facom!

Em breve, todos os podcasts do Mania de Forró estarão disponíveis para você. Não perca!

Guns N’ Roses lança ‘Chinese democracy’ para o game ‘Rock band’

Disco estará disponível para consoles Playstation 3, Xbox 360 e Wii. Jogadores poderão baixar o álbum a partir de terça-feira (14).


Já que os Guns N’ Roses não entram em turnê para promover o disco “Chinese democracy” , os fãs acabam por se contentar em encontrar a banda dentro da própria casa – ou, pelo menos, no videogame. O grupo liderado por Axl Rose anunciou nesta sexta-feira (10) que o seu novo álbum, lançado no final de 2008, deve ser disponibilizado para download para a plataforma de videogame “Rock band” na próxima terça-feira (14).

Os usuários de Xbox 360 e Playstation 3 vão poder baixas faixa a faixa do disco ou optar pelo download completo do álbum – já os donos do console Wii terão que se contentar com as músicas disponiblizadas uma a uma.

Esse é o maior esforço por parte do Guns N’ Roses até o momento para promover seu primeiro álbum em mais de 15 anos. O vídeo gravado para a música “Better” ainda em 2008 não foi lançado, e Rose tem dado pouquíssimas entrevistas. “Chinese democracy” foi lançado com um contrato de exclusividade de vendas para a rede de varejo Best Buy nos EUA, mas teve vendas abaixo do esperado.

Leia a notícia original clicando aqui

Futebol e Cerveja no Aquário fusca!

Hoje, às 13h, tem Facom Soccer na Rádio Facom!
Além de ser o melhor programa futebolístico do rádio universitário baiano, tem os apresentadores mais bonitos e com os comentários mais embasados da imprensa esportiva brasileira.
Facom Soccer vai ao ar toda segunda, às 13h!

sábado, 11 de abril de 2009

Bom pra quem tem tv por assinatura

Bom, a notícia que segue certamente será boa para quem tem TV por assinatura em casa, mais especificamente possuiu o canal Multishow acessível ao seu controle remoto.

O Muktishow, canal fechado de entretenimento e música ( para bater de frente da MTV) das Organizações Globo, anunciou neste sábado, 11, que vai transmitir o show da banda dos irmãos Gallagher, Oasis, no dia 7 de Maio. O show vai acontecer no Citibank Hall, no Rio de Janeiro.

Segundo o site do canal, eles vão apresentar o seu novo trabalho, intitulado "Dig Out Your Soul", lançado em 2008. O show de abertura fica por conta da banda 'canarinha' Cachorro Grande (que por sinal tem fortes influências inglesas em seu som).

O Oasis ainda toca em São Paulo e Porto Alegre.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fogos, fumaça e sangue falso marcam show do Kiss em São Paulo

Kiss se apresentou nesta terça-feira (7) no Anhembi e vai tocar no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8)



Ainda com uma gigantesca bandeira negra com o nome da banda estampado escondendo o palco na Arena Anhembi, digna de uma torcida de futebol, o Kiss deu sua primeira declaração pública em solo brasileiro no século XXI nesta terça-feira (7): “Alright São Paulo! You wanted the best, you got the best. The hottest rock n’ roll band in the world, Kiss!” (“É isso aí, São Paulo! Vocês pediram o melhor, vocês ganharam o melhor. A banda mais quente de rock n’ roll do mundo, Kiss!”).

A abertura clássica dos shows do quarteto norte-americano não deixou de ter impacto sobre um público que não via o Kiss ao vivo desde 1999 – para muitos ali, era o primeiro show do grupo. Em nenhum momento ao longo da apresentação a banda dexaria de falar o quanto gostava e amava o público e sobre como o Brasil é especial para eles.

Abrindo a noite com “Deuce” e com uma parede de alto-falantes como cenário, a banda fez um show usando com base do repertório o disco “Alive”, que comemora 35 anos em 2010. Primeiro grande sucesso do Kiss, o álbum traz músicas dos três primeiros discos de estúdio do grupo.


Efeitos especiais

O Kiss foi, ao lado de Alice Cooper, uma das bandas pioneiras em utilizar efeitos especiais para entreter sua plateia. Ao longo do show não faltaram fogos de artifício, gelo seco, lança-chamas e uma boa dose de pose para fazer da apresentação um espetáculo completo. Devidamente maquiados, Gene Simmons (baixo e vocal), Paul Stanley (guitarra e vocal), Tommy Thayer (guitarra e backing vocal) e Eric Singer (bateria e vocal) se moviam como uma trupe bem ensaiada, pronta para dar o máximo de si pela diversão do público.

Isso significa que, além dos clássicos, a banda gosta muito de se comunicar com a plateia – especialmente Paul Stanley, que em um momento quis explicar o quanto gosta do país: “Amamos vocês todos, nos sentimos em casa. Amamos as mulheres. Gostamos dos caras. Amamos a polícia!”. A seu favor, ele tinha a facção brasileira do Kiss Army, fã-clube oficial do grupo que preenchia as primeiras fileiras da pista VIP.

Se a falação e os solos (incluindo um momento em que Thayer disparava foguetes de sua guitarra, chegando a prejudicar o funcionamento de um dos telões) esfriaram um pouco o show, a banda voltou a animar o público quando se aproximava do final da apresentação. Como brincadeira, Stanley tocou o começo de “Stairway to heaven”, do Led Zeppelin – só para ver o público cantando o começo da letra e voltar atrás com um “not tonight” (“Não nesta noite”), antes de emendar “Black diamond”.

Quer saber mais? Então veja essa matéria na íntegra clicando aqui.


7 LIST!





O 7LIST procura os desaparecidos da música brasileira! O 7LIST é apresentado pelos espanhjois mais queridos da Bahia!


Ouça hoje, ao vivo, às 11h30 na Rádio Facom.

Para ouvir clic no simbolo da rádio do lado direito deste blog e se divirta.

terça-feira, 7 de abril de 2009

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Filme sobre história real de Jean Charles ganha trailer

A história real do brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado em Londres em 2005, virou filme.

Da globo.com

O longa-metragem, que deve chegar aos cinemas dia 26 de junho, traz o ator Selton Mello no papel de Jean Charles, que foi morto aos 27 anos pela polícia londrina ao ser confundido com um terrorista.

O elenco também reúne Daniel Oliveira, Vanessa Giácomo e Luis Miranda.

Dirigida pelo brasileiro radicado em Londres Henrique Goldman (de "Princesa"), a produção conta com a participação de diversas pessoas que conviveram com Jean Charles em Londres, incluindo uma de suas primas, Patrícia Armani, que interpreta ela mesma na trama.





As filmagens aconteceram em 2008, em Londres, e tiveram o cineasta britânico Stephen Frears (dos oscarizados "A rainha" e "Ligações perigosas") como produtor.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Kiss abre turnê na América do Sul e fãs se preparam

Abrindo sua turnê pela América do Sul nesta sexta-feira com um show em Santiago, no Chile, o Kiss já se depara com a histeria do "Kiss Army", apelido dado ao "exército" de fãs da banda.


Na Colômbia, onde a banda toca em Bogotá no dia 11, muitos fãs já se anteciparam ao show e prepararam as características maquiagens dos integrantes do grupo para participar de uma promoção local.

Reunidos, eles se ajudaram na hora de pintar seus rostos e mostraram suas línguas como o baixista Gene Simmons.

Além de Chile e Colômbia, o Kiss toca na Argentina (5/4), Peru (14/4), Venezuela (17/4) e Brasil, onde fará duas apresentações. A produtora responsável pela vinda dos mascarados divulgou mais detalhes sobre o show que acontecerá em São Paulo, no dia 7, no Anhembi, previsto para começar às 21h30 e no Rio de Janeiro (Praça da Apoteose - 8/4).

A HORA DO FUNK!

O FUNK vai dominar a Rádio Facom! "A Hora do Funk", um programa pra te deixar em ponto de bala nesta Sexta, às 12h!

Com apresentação de Amandinha Nunes e os comentários embasados sobre o mundo do funk de Rafa Santana e Monza Costa, além dos convidados especiais, este programa vai arebatar você.

Hoje vai ter de tudo, desde o funk clássico James Brow até o 'eletrôfunk' do DJ Marlboro. Além do mais vamos ter enquetes e interatividade com nossos ouvintes através do msn da rádio ( aquariofusca@gmail.com ) e nosso twitter.



Começa às 12 horas na Rádio Facom. Para ouvir clic no símbolo da Rádio no canto diretio-superior deste blog!

Ouça aqui o podcast do 1º programa do A hora do funk!

Ouça e divirta-se!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Obama presenteia Rainha Elizabeth II com iPod e seleção de musicais da Broadway


Super antenado com mas novas tendências tecnológicas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, presenteou a Rainha Elizabeth II com um iPod e uma playlist especial, durante um encontro prévio à recepção desta noite no Palácio de Buckingham para os líderes do G20.

A seleção feita inclui 40 canções de produções famosas da Broadway. No repertório, há "O Rei e Eu", "Os Homens Preferem as Loiras", "Chicago", entre outros. Há músicas interpretadas por Liza Minnelli, Aretha Franklin, Barbra Streisand, Gertrude Lawrence e John Cullum.

Junto com o iPod, Obama entregou um livro raro de 1951 com as músicas de Rodgers and Lorenz Hart, famosos por musicais.

Se vc quiser conferir a lista de músicas selecionadas por nosso Obama, confira aqui.